Toda a arte é expressão
do que seja um sentimento
vivido em cada momento
fazendo uma figuração
do Homem e da sua ação
ou do seu comportamento
a partir da realidade
e do seu entendimento
tendo por finalidade
induzir uma emoção
crítica ou conjetura
análise ou aventura
por um caminho real
ou buscando um ideal
que escorra pela mente
sofrida, ou alegremente .
A obra é a criatura
expressão do criador !
É a beleza da arte
é expressão de cultura
sempre aí em qualquer parte
esteja onde estiver
vá ela para onde for
ou venha donde vier .
São os salmos do profeta ,
são os versos do poeta .
São os pigmentos da cor
ou os traços do pintor
ou cinzel do escultor
desbastando sem rancor.
São notas do compositor
ou flauta do pastor
são o texto declamado
ou o teatro mimado .
Sons e corpos no bailado
movimento e fantasia
ao ritmo da melodia
em compromisso inspirado !
Seja qual for o deleite
ou o drama em que se deite ,
o criador é o artista .
Inventor ou retratista ,
é um comunicador
com fito provocador
de emoções e pensamentos
transmitindo sentimentos
mesmo que queira ocultar
a sua forma de amar !
A arte, para ter relevo ,
deve imprimir comoção .
Não penso que sou poeta
mas só aquiloque escrevo
sem saber onde me levo
ou se me faço profeta ,
que só a mim eu me devo
sem pretensões de haver meta
e sem ter mais devoção
que não seja a da emoção.



Marcelino Sambé, bailarino português e o mais importante do Royal Ballet no Reino Unido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Velas e rosas apaziguadas.