AMOR SONHADO

Não sei se exististe
Ou se te amei assim
Mas sei que te sonhei
Por todos os cantos
Onde o meu amor podia
Ser o deslumbramento de te ver.



Descia pelo eirado
E chegava ao roseiral
Onde vinhas trazer-me o sol
Num livro de versos
Ainda era dia e já tardavas
(Que tarde de tarde tão tarde!)
Descia pelo eirado
E havia a vinha e o rosmaninho
Na borda do portal
E um banco de pedra.
Era a hora das mãos
E do sorriso inocente dos silêncios
Num livro de versos
Onde nos guardavas em segredo
Enquanto as águas corriam.
Descia pelo eirado
E trazia o coração aos saltos
Rente ao muro agitado
Até que uma sombra escorregava
Pelo calor do portal velho
E tu aparecias com o teu olhar
De veludo ou de cetim
Com um livro de versos
Onde nos beijávamos
Com vogais abertas
De olhos fechados.



Não sei se exististe
Ou se te amei assim
Mas sei que te sonhei
Por todos os cantos
Onde o meu amor podia
Ser o deslumbramento de te ver.
E era tudo tão real
Na leira desse passado
Que ainda desço o eirado
À procura do livro
Que contigo levaste
E não devolveste
Meu azul sonhado
Meu amor celeste.

Comentários

Unknown disse…
Um amor sonhado como todos já sentimos ou experimentámos.
Vejo que só vem publicando aos Domingos, por isso fico atenta.Gosto tanto dos seus poemas que me pergunto por que razão ainda não publicou.
"É a Hora", colega!
Isabel disse…
Sonho ou realidade é um amor celeste. As palavras transportam -me para um cenário idílico, onde se desprende o cheiro do rosmaninho e se ouvem as vogais abertas do poema.
Bjinhos
Anónimo disse…
"Se fosses luz serias a mais bela
De quantas há no mundo: - a luz do dia!
- Bendito seja o teu sorriso
Que desata a inspiração
Da minha fantasia!
Se fosses flor serias o perfume
Concentrado e divino que perturba
O sentir de quem nasce para amar!
- Se desejo o teu corpo é porque tenho
Dentro de mim
A sede e a vibração de te beijar!
Se fosses água - música da terra,
Serias água pura e sempre calma!
- Mas de tudo que possas ser na vida,
Só quero, meu amor, que sejas alma!"
António Botto
AC disse…
A recordação dum tempo em que tudo era permitido sonhar.
Agarravam-se os anseios com suspiros, o coração batia forte, os aromas da natureza faziam-se sentir na sua plenitude...
Lindo, Ibel!
Anónimo disse…
A linguagem do amor nas suas mãos é uma comoção agradável e doce.
Beijinho
Alda
antónio joão disse…
Fico sempre à espera dos seus textos, aos Domingos.Já de manhã tinha espreitado, mas depois fui para fora e só agora li este poema com a tenção que merece. Vê-se a menina a correr pelo eirado e a selar beijos com vogais abertas.
Amor do passado ou amor sonhado?
Lindo, Ibel, lindo!
E.A. disse…
Escrever Amor é um acto de coragem.
A sua escrita tem a beleza das coisas impossíveis e, neste momento, há uma lágrima que rola feliz pelo meu rosto.
mariana disse…
Olá professora!

Já li o poema uma quantidade de vezes.Adorei.
DEPE disse…
"Onde nos beijávamos
Com vogais abertas
De olhos fechados."

Como definir ? BElo!!!
Bknhs
Aurora Ferreira disse…
Sinto tantas saudades suas, professora, que só aqui consigo senti-la como nas aulas e imagino-a sempre a ler, daquela forma que marcou gerações.Vejo-a no estrado com ar seguro, apaixonado, determinado, a obrigar-nos a pronunciar as sílabas e outras vezes com as lágrimas a cair quando se comovia com algum poema.
Aquilo eram aulas a sério.
Beijinhos sinceros.


Nota-A estrelinha está boa?Beijinho para ela também.
Anónimo disse…
Poema lindo, Ibel, a lembrar-me Pessoa:"Não sei se é sonho, se realidade,/Se uma mistura de sonho e vida". Mas que importa, se aquilo que procuramos está dentro de nós.
Abraço
F.D.
Carlos disse…
Emocionante e terno como a autora.
Unknown disse…
Como diz a Isabel, que não conheço, sonhado ou real, esse amor é algo de muito puro e idílico.Gostei sobretudo dsos versos
"Era a hora das mãos
E do sorriso inocente dos silêncios
Num livro de versos
Onde nos guardavas em segredo
Enquanto as águas corriam"
Sonho ou realidade? Pouco importa...O que interessa sim são as memórias, mesmo que sonhadas.
Gostamos principalmente disto:" E era tudo tão real na leira desse passado que ainda desço o eirado à procura do livro que contigo levaste e não devolveste meu azul sonhado meu amor celeste."

Beijinho de boa noite

Mafalda e Francisca
Mar de Bem disse…
"À procura do livro
Que contigo levaste
E não devolveste"

Ah, mana, que vontade de ir atrás e pedir de volta o sonho que ele levou; a capacidade de amar desalmadamente, que ele levou; a inocência que, apesar de serôdia, era deveras límpida e ele também levou; a alma que ele desgraçadamente surripiou e ... nunca, mas mesmo nunca, trará de volta...

E se ele devolvesse o que é que traria? O mesmo? Nunca.
Unknown disse…
O livro de versos fez-me reviver uma paixão antiga.Se eu escrevesse como a Ibel, seria desta forma que a recordaria.Fez-me bem recordar.Obrigado.
Cris disse…
Lia minha querida
Que bordado lindo sai desse coração!
Ah e por falar em saudades...
Um beijo bem grande no coração do meu lar.
E.A. disse…
"As coisas de sonho... Têm amores só puros, como as nossas almas." (Fernando Pessoa)
Em toda a Alma, no lugar do Sonho, existe a pureza?

Um beijinho
E.
Anónimo disse…
Muito bonito o poema.

Um beijinho,Ana Gabriela Castro
Anónimo disse…
Ibel:

Consegui dar com o seu blog procurando no Google. Vou colocá-lo nos meus links favoritos. É bom aquilo que escreve. Eu já sabia.Vou devagar, porque há muitos posts que gostaria de ler. Tenho de pôr a leitura em dia. Nem sonhava que possuia um blog. Como foi possível não me dizer logo? Modéstia? Não tem motivos para isso, sabe?

Então,a Ibel é de Braga? Bonita cidade. Conheço bem, embora já há muito que a não visite. Tenho uma amiga de adolescência que reside lá.

Já procurei o blog da escola, mas também não o encontrei. Vou tentar no Google.

Já agora, quero dizer-lhe que gostei do seu poema. Não o faço por favor. Longe disso! Tem o seu estilo pessoal e deve ser fruto das suas recordações - como o são, afinal, a grande parte dos poemas.

Beijinhos!

Sol
Elisabete disse…
Ibel,
Meio perdida pelo Reino dos Algarves, vim dar uma espreitadela e logo deparei com a memória deste amor que, real ou sonhado, é puro e luminoso. Parabéns!
Um beijo grande desta amiga "desleixada"

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Velas e rosas apaziguadas.