Páscoa Feliz! Aleluia!

Por amar de mais morreu pregado numa cruz. Uma morte brutal sem palavras de consolo " Pai, porque me abandonaste?". Apenas a dor de sua mãe estraçalhada em ondas de gritos impotentes em oceanos de lágrimas, pelo peso do mundo que o seu filho carregava no corpo, humilhantemente nu e barbaramente exposto numa cruz, cujo suor escorria em sangue, pelo rompimento de vasos capilares flagelados pelos açoites, pela coroa de espinhos que penetravam o crânio, pelas dores lancinantes de lesões provocadas pelos pregos hediondos e certeiros do martelo implacável nos pulsos e nos pés.
Mas no meio da agonia ainda tem palavras para suplicar:"Pai, perdoai-lhes, porque eles não sabem o que fazem".
Por amar, morreu. Por amar de mais. E continua a morrer e a sofrer humilhações, na vastidão dos séculos, em holocaustos incompreensíveis de ódio e desamor, num sofrimento vão e inútil, senão para "os que sabem o que fazem". E para esses o perdão e o rosto limpo e as "estátuas balofas e pesadas" compram-se com moedas de ouro, as mesmas com que Judas O entregou no Horto das Oliveiras. E também com as águas com que Pilatos lavou as mãos.
Por amar de mais morreu e dizem as escrituras sagradas que ressuscitou ao terceiro dia. Por amar demais!
E nunca encontrei personagem humana e histórica mais fascinante do que a de Jesus Cristo. E nenhuma doutrina filosófica e política mais fraterna e mais deslumbrante do que a que ele pregou.

Por isso morre todos os dias. E há-de morrer. E hoje está morto e há-de ressuscitar amanhã para continuar a morrer. E vou recebê-lo vivo, em minha casa, pregado numa cruz, decorada de flores, ao som do tilintar de cachos de campainhas, tão aveludas e sedosas como molhos de glicínias!
Que pena não vir pequenino, a correr, como dizia Caeiro, a sorrir, a entrar pela porta dentro, para que todos os que amamos o seu coração de menino inocente , pegássemos nele ao colo e o soltássemos num horto de roseiras ou de bem-mequeres onde nenhum Judas tivesse lábios traiçoeiros e onde as suas palavras ecoassem no coração dos homens de boa vontade e se multiplicassem os frutos semeados pelas suas palavras brancas e limpas :"amai-vos uns aos outros como Ele nos amou".
Para esses e para os outros:Páscoa Feliz, Aleluia!

Comentários

Delfim Peixoto disse…
Ibel, achei comovente o seu texto, porque também sinto assim. Porém, Ele veio com a Missão destinada pelo Pai: Sofrer para que nós, os crentes ( os outros, também) se salvassem. As guerras, a Fome, a Injustiça, as perseguições, Ele não as poderia, mesmo hoje, parar, pois foi-nos dado o Livre Arbítrio. Como hoje li num filme que vi, Deus não é Ditador: poderia acabar com todos os Males da Humanidade, mas se o fizesse, tirar-nos-ia o poder de escolher o nosso caminho que ele não marcou. No fundo, como também diz nas Escrituras, " a Deus o que é de Deus, a César o que é de César"; até nisto Ele foi Democrático!
Boa Páscoa, Aleluia, Aleluia!
AC disse…
A constatação das nossas fraquezas: "Por isso morre todos os dias. E há-de morrer."
A Fé: "E vou recebê-lo vivo, em minha casa, pregado numa cruz decorada de flores ao som do tilintar de cachos de campainhas tão aveludas e sedosas como molhos de glicínias!"
Mas também a abertura para a utopia possível: "Que pena não vir pequenino, a correr, como dizia Caeiro, a sorrir, a entrar pela porta dentro, para que todos os que amamos o seu coração de menino inocente , pegássemos nele ao colo e o soltássemos num Horto de Laranjeiras ou de bem-mequeres onde nenhum Judas tivesse lábios traiçoeiros. ... e onde as suas palavras produzissem frutos que se multiplicassem:"amem-se uns aos outros como Ele nos amou"."
Muito bem, Ibel!
E, mais uma vez, uma boa Páscoa!
Anónimo disse…
Páscoa Feliz, dra Ibel, com esse amor que espalha por todo o lado, sempre cheia de poesia, profissionalismo e intrasigência maternal.Os pais agradecem.

L.S.
Cris disse…
Minha querida Lia
Que texto profundo!Agora que olhei dentro desses olhos lindos,sei bem de onde nasce as palavras que nos oferta.
Se fosse possível só estar dentro desse olhar,por incrível que possa parecer as palavras não seriam tão necessárias ,apesar de tão belas,porque esses olhos superam o mais lindo verso já bordado.
Delfim foi emplacável em seu comentário.também creio da democracia divina.
Vamos morrer de amor se for necessário.
Feliz domingo de ressurreição minha flor.
CRIS disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
IBEL disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ibel disse…
Delfim,

Deus permita que o sofrimento do Seu filho não tenha sido em vão.Nem o dos poetas que tocam violino no coração e fora dele.

A.C.

Sempre a interpretar os textos meticulosamente.É isso mesmo:a constatação das nossas fraquezas e a abertura para a utopia. Bem- haja!

L.s.
A idade e a perda da minha mãe fizeram-me ver os outros com mais ternura e compreensão.Quanto à poesia, ela é a minha forma de colorir o mundo.Obrigada pelas palavras.

CRIS,
Sabes quem me fizeste lembrar? A "Gabriela, Cravo e Canela" do Jorge Amado. Conheces?
O teu ursinho viajou agarrado a ti?
Beijo.Força, menina-mulher!
Anónimo disse…
Como Deus, Cristo é fascinante. Como homem... é um arquétipo perfeito, um assombro do universo!

Há um Cristo e um Pilatos em cada um de nós. No meu caso pessoal, obriguei Pilatos a ajoelhar-se perante Cristo e a beijar-lhe os pés. Em mim, Cristo não foi crucificado: vive e viverá!

É dentro de nós que a Páscoa acontece!

Um abraço, Isabel, eterna Isabel!
Ibel disse…
Luís,

"Há um Cristo e um Pilatos em cada um de nós". Não me parece que em si haja algum Pilatos.Poderá haver um diabozinho, mas Pilatos não.O Luís nunca "lavou as mãos em causdas justas", nem beijou como Judas.Por vezes é implacável,duro, como já lhe disse,às vezes talvez em excesso, mas falsidade não mora aí.Uma flor pura não gera um Pilatos, mas sim um homem que pega num violino e toca a vida com poesia.

Páscoa Feliz, "meu" Luís!
Anónimo disse…
Professora,
Páscoa Feliz :)

O seu texto é mesmo apropriado ao Mundo em que vivemos (repleto de Fome, Guerras, Crueldade, Injustiças, Falta de inter-ajuda entre as pessoas, ...).
O seu amor espalha-se por todo o lado e surge em seu redor.



Páscoa Feliz,
ALELUIA, ALELUIA



Beijinho*
Ana Rita Gonçalves, 10ºB
Ibel disse…
Ana Rita,

Tens ensaiado o poema? Olha que precisas de brilhar no Dia da Escola...
Então achas que espalho amor? E tu? Sorrisos lindos que luzem nos teus olhos e que conquistam tudo e todos.
Páscoa Feliz!
Mar de Bem disse…
Sabes, Lia, estou entranhando a dor de Maria, preciso de sentir a dor da Mãe que está perdendo o seu Filho, duma forma brutal, inumana, Ele, filho do Homem, Ele filho de Maria. Perder um Filho, vê-lo moribundo... ai, meu Deus!!! Preciso de sentir a dor de Maria, para exorcizar a minha demência dorida, porque eu sou "tola", mas também...ALELUIA...tenho que me transfigurar para poder pintar duas "MATER DOLOROSA"!!!

Eu sou tola, mas isto passa!!!
Eu não sou tola muito tempo. Ajeito-me logo e uma nova personagem invade os meus dias...até que o esquecimento se instale.

Não é para perceberem. é so um desabafo...E, hoje à 1/2 noite hei-de ressuscitar e recomeçar . Como a Fénix, quantas vezes renasci? Náo é, Lia?

Porque Deus assim o quis!!!
Clara Amorim disse…
Olá Ibel!

Gostei muito do seu texto!

E uma Páscoa Feliz para si também!!!
Ibel disse…
Mar de Bem,

É isso mesmo,mulher! Aleluia, aleluia! E que belo comentário, alma de artista, sincera, transparente como as águas que vertes e vestes.Mas amanhã estarás enxuta e voltarás à maré, não para ouvir o cantar do galo, mas o dlim dlim das campainhas e, quem sabe, um menino abra as tuas portas, entre pela tua casa e corra para os teus braços...
Páscoa Feliz!
Anónimo disse…
Queremos também desejar-lhe uma Santa Páscoa, plena de Paz e de Harmonia.


Beijinho doce e apertado.


Francisca e Mafalda
Ibel disse…
Clara,

A sua visita é sempre uma grande honra.Não sei se alguma vez lhe disse que a achei uma mulher segura,de palavras cheias,natural e espontânea.Não precisou de recorrer a papel para falar com determinação,no Salão Nobre da Câmara de Montalegre.
Um grande abraço e também uma Páscoa Feliz para si.
Anónimo disse…
Belo texto.

Páscoa Feliz.
Ibel disse…
José Augusto,

Obrigada pela visita e Feliz Páscoa para si.
Anónimo disse…
Sempre belos os seus textos,Ibel.

Páscoa tranquila e Feliz!

Alda
Vénus disse…
Olá professora!!!!Olá Ibela!!!!
Páscoa Feliz!
Ibel disse…
Alda e Vénus,

Páscoa Feliz!
Beijinhos!
Anónimo disse…
Lindo o texto, um dia de Páscoa muito feliz, um grande beijinho Ana Gabriela Castro
Anónimo disse…
Feliz Páscoa, um beijinho,
João Pedro Rocha
Ibel disse…
Ana Gabriela e João Pedro,que bom ver-vos hoje por aqui!
Boa Páscoa e até terça.
Muitos beijinhos.
Anónimo disse…
Todos os dias a visito..um grande beijinho e até terça
Ana Gabriela
Anónimo disse…
Fenomenal! como só poderia ser : a «Mestre» , mulher magnifica, anjo da guarda, verdadeira amiga, mãe, professora de vida e de profissão como já não há, qualidade e muita sabedoria. Beijos
Ibel disse…
Última anónima

Espero que já esteja bem melhor e que venham melhores dias.Virão, certamente.Estava a fechar o computador quando o seu comentário chegou.
Sabe bem o quanto gosto de si.
FORÇA E CONTE COMIGO SEMPRE.
Elisabete disse…
Texto belo, como sempre.
A minha visão de Cristo é, talvez, diferente da tua. E, no entanto, sou admiradora da sua bondade e aceito, de bom grado, a sua mensagem cujos princípios procuro seguir. Continua a ser uma referência inultrapassável para o mundo.
Mar de Bem, eu acho que te entendo muito bem... E renasce sempre que seja necessário! A vida não é mais do que uma sucessão de mortes e de renascimentos.
Beijos para as duas e para a "Gabriela, cravo e canela"
Ibel disse…
Elisabete,

Roubei-te as Flores, espero que não te importes. Foi para te fazer uma surpresa.Mereces bem!!!!e fico sempre em dívida.
Beijoca
Embriago-me na tua escrita...!

Aleluia!!!!!

Um beijo
Helena Vilar disse…
Isabel,
Só cheguei ontem à noite. Visitei o teu blogue de madrugada e li este texto profundíssimo e comovente. Sabes o que penso e que senti este texto de modo especial. Hoje, tive uma surpresa enorme - não é que "Páscoa Feliz! Aleluia!" estava no meu e-mail? Obrigada!
IBEL disse…
Helena,

Também escrevi este texto com emoção,porque a doutrina cristã é a mais humana de todas as doutrinas. Na sexta-feira à noite vi um filme sobre a vida e morte de Cristo e chorei como uma Madalena.O medo que ele sentiu no horto das Oliveiras era tão intenso, que o suor escorria em sangue.Ele teve pânico,um pânico atroz, mas não fugiu.
Foi quando decidi escrever o texto.
Beijinho
Mar de Bem disse…
Agora, Lia/Ibel, sabes como ando pensando naquela "Mater dolorosa" que tenho que pintar?
O que aquela Mãe não terá sofrido, com o sofrimento de Seu Filho?

Já comecei a pintá-La, mas acho que está frouxa...e aquela Mãe era uma fortaleza se desfazendo por dentro... Não A sinto fazendo cenas de carpideiras. Ela era profundamente sensivel e estoica. Tenho que Lhe dar outra força, porque frouxa Ela não era.

"So help me God"!
Ibel disse…
Mar de Bem

Concentra-te no olhar, apenas no olhar."porque me olhas assim?"
Vou para a escola,estou com pressa.
Beijinhos.
Deolinda disse…
Gosto muito de a ler... vim da janela aberta no Dardo Meu. Gostei muito do que escreveu sobre a " Flor de Burel".
Mar de Bem disse…
Já percebi o que pode dar força àquele olhar. Acreditas que são as narinas? Parece impossível como o "arrebitar" das narinas- como tu- é o suficiente... Basta um milímetro e tudo muda...

Agora tenho de ir, ensinar as cores, aos meninos que dizem não querer pintar. Digo-lhes que não é preciso pintar, mas quero que me vejam fazer as cores. He,he, ficam agarrados!!! É vê-los deliciados a experimentar. Sabes, quando há magia, têm-los na mão!?

Graças a Deus!!!
IBEL disse…
deolinda,

Volte sempre e obrigada por ser minha leitora.Gostei muito da sua visita.
Posso enviar um beijo?

Mar de Bem

Vai ser uma pintura de sucesso.com que então eu tenho narinas arrebitadas e isso dá força ao olhar?
Já viste o último comentário do João coelho nas flores inéditas?Vai lá ver...
Beijinho e não te esqueças de tirar foto à pintura,está bem?
Beijos!!!!
Nádia disse…
Olá querida Professor e amiga! Espero que estas mini férias tenham servido para recuperar a força, e essa energia que a caracteriza!

Só passei aqui no seu "cantinho" para lhe dar um beijinho e para matar saudades da sua escrita!
IBEL disse…
Nádia,

Foi boa a tua visita.Que tal as terras de Espanha? O curso de medicina como vai? Dá mais notícias.Tenho saudades da minha menina.
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial