Por amar de mais morreu pregado numa cruz. Uma morte brutal sem palavras de consolo " Pai, porque me abandonaste?". Apenas a dor de sua mãe estraçalhada em gritos de ondas impotentes em oceanos de lágrimas, pelo peso do mundo que o seu filho carregava no corpo, humilhantemente nu e barbaramente exposto numa cruz, cujo suor escorria em sangue, pelo rompimento de vasos capilares flagelados pelos açoites, pela coroa de espinhos que penetravamam o crânio, pelas dores lancinantes de lesões provocadas pelos crivos plantados pelos pregos hodiondos e certeiros do martelo maligno nos pulsos e nos pés. Mas no meio da agonia ainda tem palavras para suplicar"Pai, perdoai-lhes, porque eles não sabem o que fazem".


Por amar, morreu. Por amar de mais. E continua a morrer e a sofrer humilhações, no corredor dos séculos, em holocaustos incompreensíveis de ódio e desamor, num sofrimento vão e inútil, senão para "os que sabem o que fazem". E para esses o perdão e o rosto limpo e as "estátuas balofas e pesadas" compram-se com moedas de ouro, as mesmas com que Judas O entregou no horto das oliveiras. E também com as águas com que Pilatos lavou as mãos.


Por amar demais morreu e dizem as escrituras que ressuscitou ao terceiro dia. Por amar demais!


E nunca encontrei personagem humana histórica mais fascinante do que Jesus Cristo. E nenhuma doutina filosófica e polílica mais fraterna e mais deslumbrante do que a que ele pregou.


Por isso morre todos os dias. E há-de morrer. E hoje está morto e há-de ressuscitar amanhã e vou recebê-lo vivo, em minha casa, pregado numa cruz decorada de flores.


Que pena não vir pequenino, a correr,como dizia Caeiro, a sorrir, a entrar pela porta dentro, para que todos os que o amamos o seu coração, pegásemos nele ao colo e o soltássemos num horto de laranjeiras onde nenhum judas tivesse lábios ... e onde as suas palavras produzissem frutos que se multiplicassem"amem-se uns aos outros como Ele nos amou".


Para esses e para os outros:Páscoa Feliz, Aleluia!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial