ESTIO À BEIRA-FRIO

Sinto no frio da água
E no outono da folha
O Inverno chegado.
Um certo desalento
Um certo desagrado
E uma paixão no mesmo assento.
Porque será ?
É agora o tempo

Do crepitar da brasa
E do silêncio recolhido
No calor do livro.
É tempo de carpir
E de despir a árvore
A folha desbotada.
Mas se é lisa a fêmea vegetal
Cobre-se de folhagem
O chão
E a fria paisagem
Esquenta a emoção
Da miríade miragem.
O vento geme nos beirais
E dos confins do céu
Não há sinais de asas.
A chuva é cântaro
Mas crepita o lume
E a mão espevita
Lascivamente o livro.
A página levanta a saia
Num sorriso de catraia
E faz-se estio à beira-frio.

Comentários

Unknown disse…
Amiga, é sempre um agrado ler o que escreve com tanta imaginação e arte.Acompanho-a já há bastante tempo e tive o enorme prazer de ler todos os textos do se belíssimo blog. Aconselho-a a preservar os seus direitos de autora.PUBLIQUE, Dra ISABEL!
Unknown disse…
A beleza do Outono...Sei o que isso é.Adorei o poema.
Anónimo disse…
Lindo Professora, um bom fim de semana no calor do lar!
Muitos beijinhos, Ana Gabriela Castro
antónio joão disse…
Uma Ibel tão feminina num Outono que promete.
Delicioso este remate:

A chuva é cântaro
Mas crepita o lume
E a mão espevita
Lascivamente o livro.
A página levanta a saia
Num sorriso de catraia
E faz-se estio à beira-frio.
AC disse…
Peguei no livro de Isabel Fidalgo, recentemente publicado, e sentei-me, confortado, aconchegado pelo calor da brasa. Detive-me no poema "ESTIO À BEIRA-FRIO" e saboreei o fluir natural da palavra, qual escultura destituída de asperezas, num equilíbrio contido só possível na sabedoria adquirida, temperada, ainda e sempre, pelo gosto das coisas vivas (A página levanta a saia/Num sorriso de catraia/E faz-se estio à beira-frio.)
ADOREI!

(O livro ainda não foi publicado, mas para mim é como se já fosse)
Vénus disse…
FENOMENAL!!!!

"A página levanta a saia
Num sorriso de catraia
E faz-se estio à beira-frio."


BEIJINHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mar de Bem disse…
Pois é, um livro é um optimo amante...aconchegante.

Tens razão, a estação da espera do frio é mais feliz se um livro a preencher...

Daqui
(estou cheia de sono...)
um beijo

:)
Unknown disse…
Não tenho lareira em casa, mas lembro-me dos tempos idos,das férias em casa dos avós, perto dum grande crepitar de fogo onde se faziam os deliciosos petiscos para o ano todo:chouriços, presunto, alheiras,
salpicões e muitas outras coisas.As folhas andavam pelo chão e a chuva fustigava os vidros.No meu recanto, havia sempre um livro que eu e o meu avô íamos lendo.O poema trouxe-me essas boas memórias.
mar-ia disse…
Vamos subscrever uma petição para fomentar que o livro, com poemas de todas as estações, e da quentura de alma, nos chegue ao aconchego de nossos olhos?
Um beijo espevitado
Cris disse…
Querida Lia
Seus versos aquecem a alma...Um lar repleto de doces inquietações.
Beijos
Castro disse…
Há sensibilidades especiais.Serão varinhas de condão?
Anónimo disse…
Um Outono assim é convidativo.

Cumprimentos.

Mar de Bem disse…
MAR-IA das Mercês!

Um beijo espevitado? Pois que seja um beijo espevitado...Se é espevitado, de que cor será? Se é espevitado é porque é amarelo, não achas? E tu, Lia, o que achas? Sendo espevitado, será amarelo?

E o que é que vocês acham?
Ibel disse…
Olha, Mar-de-bem, um beijo espevitado é laranja, cor de fogo.
Amarelo é desespero. Não concordo.
Também aceito o vermelho, bem vermelho, mas aveludado.
Aceitam-se mais sugestões.
Mar de Bem disse…
Estive a pensar melhor. O que achas de verde alface?
É que, p'ra mim, um beijo vermelho, não é espevitado. Um beijo vermelho é voluptuoso, talvez erótico...? Espevitado é traquinas, brincalhão! Não achas? Eu acho!
Ibel disse…
Mar de Bem

Primeiri tinha pensado em verde, verde esmeralda, mas pode ser alface, que é mais vegetal e menos sofisticado.
Veremos se vem mais alguém...
AC disse…
Verde alface, para mim, é um beijo leve, ternurento, bem comportado...
Concordando que um beijo vermelho é mais para o voluptuoso, talvez os tons alaranjados se enquadrem mais no tipo espevitado. Mas...
Que bonito esse Outono, com cheiro a lenha queimada e o som inegualável do seu crepitar na lareira do aconchego de almas.


Alguns beijos podem ter todas as cores de um arco-íris, a leveza da espuma, o sabor de tâmaras maduras, acabadas de colher...

Beijinho frutado


Mafalda e Francisca
Ibel disse…
Ac,

Estou de acordo, mas...vejamos o que diz a Mar de Bem.

Mafalda e Francisca,

Que encanto de comentário, minhas alunas manas de estimação.Deixo também um beijinho especial para outra menina que nunca me abandona e que é a sabedoria tímida, Ana Gabriela Castro!!!!!
Mar de Bem disse…
O verde esmeralda acho-o ...bem comportado, mais sexagenário...
(Alto, apesar de sexagenária sou...bastante espevitada). Acho que o verde esmeralda tem mais a ver com casacos de peles, gente crescida, para não dizer avelhentada... Não, não! Isto é mais para o castanho!

Voltemos ao beijo espevitado. Alguém falou em laranja... pois foi!
Acho que o laranja dará para um espevitado malandro!
P'ra mim, o verde alface é um espevitado mais pueril...
O que acham?
Mar-ia disse…
Beijo espevitado tem de ser rosa choque. De cor flamejante e feminina.
Que o beijo, agora é banal, cumprimento, mas é ainda toque.
É carnal. É intimidade.
Beijo de mãe é cetim. Logo rosa.
Beijo espevitado pode ser laranja.
Nem verde e menos alface.
Beijo é carícia ou paixão. E cumprimento banal.
Pode ser de cor barbie, talvez puxe ao amarelo, (mas leve e clarinho, sendo amarelo).
Azul não, nem branco. Nem o beijo ao menino tem esse tom!

Beijo espevitado sim, que tem cor. De que cor será?
Ibel disse…
Mar-ia!!!!!!!

Beijo rosa, porque não?
Se for choque de paixão?
Pode ser vermelho
E púrpura também
Que beijos diversos
Também fazem bem.
Mas num dia de verão
Se o sol esquenta
E o tempo é lavado
Prefiro o laranja
Beijo ESPEVITADO!!!!
Anónimo disse…
Lindo poema. Mas os amigos que por aqui passam merecem.
Um abraço.
Daniel
M. disse…
Ah, este Outono professora!
Confesso que já não visitava este seu cantinho à algum tempo. Mas hoje lembrei-me, e deliciei-me!
Já criei, também eu, um blog no blogspot. :)

Um beijinho Professora.
Margarida, 11ºA
Mar de Bem disse…
MAR-IA e IBEL, mas vocês são fantásticas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fiquei de boca aberta...com tal virtuosismo!!!

As minhas cores não serão as vossas, pois que, talvez, os beijos também não serão os mesmos...

Pois é, VIVÊNCIAS diversas!!!
Ibel disse…
Daniel,

É bom ver-te por estas bandas,mesmo sabendo que tens muito trabalho.Aqui é espaço de amigos, sim, portanto, quando tiveres tempo, bate à janela, mesmo virtual, que é sempre uma honra para a dona da mesma poder ver o teu aceno.
Abraço.

Margarida,
Já fui ao teu belo cantinho e adorei o teu mar.

Mar de bem

Obrigada pelo contributo que deste a estes comentários.
Boa Noite.Vou dormir.

Beijinhos, minha gente!!!!!
F.R disse…
A felicidade da minha filha não tem preço.
Grata pelo fervor com que incentiva à leitura.
Uma mãe admiradora (mais uma!).
Elisabete disse…
Lindíssimo!
Eu gosto desse silêncio recolhido...
Um beijo cheio de sol para ti.
Delfim Peixoto disse…
Obrigado!
Na verdade, hoje estive meio distraido e não vi o Mestre... toda aquela confusão inadmissivel...
Bjs
Vénus disse…
Boa noite,eterna professora.Um intervalo no estudo e um pulo ao seu blog para matar saudades e dou com este texto tão bonito,inspirado numa estória ainda mais bonita(desculpem se a vejo assim).
A sua sensibilidade e atenção às pessoas com quem convive é reconfortante e inspiradora.Conviver consigo e ser sua aluna foi das experiências mais enriquecedoras da minha vida ainda jovem.Aprendi a saber o que é ser criativo e saber improvisar e fazer rir.
Milhões de beijos.
Isabel disse…
O Outono na beleza das palavras. O Inverno na suavidade crepitante da tua criatividade.
Bjinhos

Mensagens populares deste blogue

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial