Velas e rosas apaziguadas.


Fui lá. Hoje. Só hoje. Sem atropelos. Sem multidões. Sem chuva. Deixei flores cor-de -rosa. Já lá havia as que a Maria colocara.Tudo limpíssimo. Tudo simples. Pus os círios. Alguns. Acendi-os. Li os nomes: Maria Améla Antunes Coelho Martins; José Antunes Lopes; Guilherme Antunes Lopes; Abílio Antunes Lopes; Maria do Carmo Antunes Lopes; Sérgio Miranda da Silva. Faltava um. E é Antunes.E é Martins. Ainda não o mandei gravar. Uma certa relutância. Até hoje. Para te ter mais cá. Erro meu. Está lá a tua mãe. E é Martins. E é Antunes. Nunca tinha pensado nisso. Mas hoje sim. E os teus irmãos e o teu marido. Por isso é tempo de te nomear com a palavra gravada na lápide, junto dos que tanto amaste e choraste, quando se foram, muito antes de ti. Sobretudo ela. Como eu.
Deixei lágrimas. Por ti , pelo pai, pela madrinha, pela avó Amélia (que pena não a ter conhecido!), cega, mas com as tais mãos que bordavam mistério. Voltaste ao ventre e nunca tinha pensado nisso.Vim apaziguada.


Comentários

Unknown disse…
A simplicidade, desta maneira, também é poesia enternecedora.
AC disse…
Há momentos em que somos apenas nós. Nós e as nossas representações perante o grande dilema da vida/morte.
Gostei de sentir o clima íntimo, o esboço da conversa inevitável. E de a sentir apaziguada.
Sílvia disse…
Também fui visitar os meus familiares e tenho de me deslocar de Braga até Leiria. Mas é já um hábito e enquanto for vive e com energia, irei sempre e os meus familiarres acompanham-me.Estes valorestêm de ser passados para os filhos.afinal é uma homenagem aos que se dedicaram a nós.
Levei gladíolos brancos2apaziguados".
Abraço, Ibel
ALDA disse…
Também gosto de a ver apaziguada porque merece.
Anónimo disse…
Imaginamos que esta data, e outras de significado particular, devem ser extremamente penosas, sofridas, para quem perdeu já alguém tão próximo e tão importante.
Percebemos a razão do apaziguamento sentido "Voltaste ao ventre", mãe e filha novamente juntas.MUITO BONITO.

Beijinho carinhoso

Mafalda e Francisca
AC disse…
Relato com uma grande carga emocional, num ajustar de sentimentos ainda a esvoaçar fora do lugar.
Foi bom ler, no final, o "vim apaziguada".
gracinda disse…
Ficaste de bem contigo e isso é que é importante.Ir lá ou estar em qualquer lado mas estar sempre presente através do fascínio que é a memória e que torna o passado tão presente.Às vezes tão ou mais vivo que o próprio passado, pela força da saudade.
Beijinhos para as duas que à minha mãe continuo a dar muitos em silêncio magoado mas tranquilo,porque a vida é mesmo este fluir certo para todos.
Anónimo disse…
ola. Felizmente consegui perceber esse apaziguamento. Fico bastante contente por saber que conseguiu chegar a este patamar, após a subida aos grandes céus.

Beijinhos
Moon
mar-ia disse…
Viva amiga!
O culto dos mortos é alguma coisa que está bem "viva" entre nós, os vivos. E que vem de muito antes de nós. E certamente para além de nós ficarão gestos de outros.
Há quem diga, e bem, que se deve fazer lutos para expulsar a morte de dentro de nós.
É verdade. É bem verdade.
Apesar dessa lógica, cada vez me custa mais visitar cemitérios, porque cada vez mais reconheço as inscrições nas tabuletas. Porque elas também se apagarão, um dia, comidas por outras, por outras modas...tal como diz o poeta.
Fiquei anónima este ano, voluntariamente. O ano passado o silêncio foi, por obrigação.
Estamos cá, olhando estas emoções que ficam. Agora. E que também morrerão. Como nós.
Mas as emoções são eternas! Tão eterna quanto a humanidade.
Vénus disse…
Vir a estes frutos é sempre uma saudade boa. Beijinhos, prof.
Anónimo disse…
O nosso destino é a morte inevitável e a velhice destruidora, mas se houver quem nos recorde com a ternura que aqui se vislumbra não morreu desamparado. Seria bom que a sua mãe pudesse ler o seu blog, mas ela devia saber bem o quinhão de sensibilidade da filha que tinha.
Com a graditidão e admiração de sempre.

MRS
Elisabete disse…
Amiga,
Também gosto de ir depois, sem gente por perto. E fui a Barcelos, na segunda. Estão lá os que mais amei e, por isso, é um lugar sagrado onde me sinto sempre bem.
Um beijo, com muito carinho.
Voltar ao ventre em cada rosa de saudade! Foi bonito ler!

Beijo
Amélia Ribeiro disse…
Também lhe deixo um beijo generoso, Dra Isabel e nunca poderei agradecer-lhe o que fez pela minha filha.Hoje, o apaziguamento que ela sente, deve-o à senhora.Há professores que valem pela competência e outros pelo amor que transmitem A senhora vale pelas duas coisas.Gosto sempre de a ler.
isabel disse…
Também vou quando reina o silêncio.
Olho para o céu mais do que para a terra e pergunto: porquê tinha que ser assim? apenas com trinta e três anos, tanto para viver e tudo desfeito pela morte.
Um bjinho.
Ibel disse…
Queridos amigos

Um abraço para todos é só que encontro para dizer.Hoje estou exausta, mas é reconfortante encontrar tanto afecto nas vossas palavras.
Um obrigado a todos.
Mar de Bem disse…
Lia, acabadinha de chegar da ilha branca, por que te apaixonaste, ainda cheia daquela energia, envio-te um senhor beijo!!!
Inês E disse…
Tenho saudades suas. Saudades do que contava e da forma carinhosa como falava da sua mãe... Saudades do que aprendia consigo, saudades do seu espírito jovem, saudades das partidas, saudades dos lanchinhos, saudades de a ouvir falar da sua paixão pelas flores, pela música, pela leitura... Saudades de tudo desde que entrava na sua casa. Daquele mundo sério, mas feliz.

Um beijinho enorme professora...
Mariana E disse…
Ao ler este fantástico texto, revi, sim, revi aquela maneira incrível e única que a professora tinha de nos falar da sua mãe!Lembrei tudo o que me fez gostar da fantástica disciplina, as criticas e os elogios, os risos e as chamadas de atençao mas, acima de tudo, lembrei como foi e como é bom aprender com a Professora..
Que saudades!

Beijo
Anónimo disse…
Gostei muito Professora,um beijinho com muito carinho
Ana Gabriela Castro
Ibel disse…
Querida Inês e Mariana

Ainda vos devo um jantar cá em casa.Vejam lá a sexta-feira que vos dá mais jeito e comuniquem, caso contrário fica para as férias de Natal.Também tenho imensas saudades vossas.
Muito sucesso neste novo percurso de vida e recordem-me sempre assim desta forma tão enternecedora. Vós fostes a minha coroa de glória.
Beijinos

Ana Gabrilela

Este ano estamos tão pertinho uma da outra....
Que bom!!!

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL