PARABÉNS, "CHEIA DE GRAÇA"!

Se fosses viva, comemorarias hoje 97 anos de idade.
Há quatro longos anos que não nos vemos e, no entanto, as horas são sempre poucas para te recordar.Eu sei que não preciso de te lembrar a minha saudade, mas sempre é bom partilhá-la contigo, naquele jeito lindo que foi sempre o nosso amor confessado e assumido com beijos incontáveis, com mãos abrasadas pelo calor do nosso afecto.
Cada vez te amo mais, minha mãe, e sempre que rezo uma Avé Maria, na minha oração é sempre a tua imagem que aparece, astral e luminosa . Por isso, minha mãe, te elegi como padroeira da minha devoção; por isso, entendo agora a minha adoração, desde menininha, pela imagem sagrada da mãe de Jesus. Era Maria, enquanto mãe, que me fascinava; era já a ti que eu rezava e pedia protecção; era já, perante ti, que ajoelhava, nessa veneração a Maria, a cheia de graça.
A Santa Terezinha da nossa casa ficou comigo. Lembro-me dela, desde o tempo remoto do já lá vai tanto tempo, eu e a Carmo pequenininhas , de pijaminha, com as mãozitas cheias de devoção e de respeito, a pestana a tombar de sono, pedindo à santa, com palavras catequizadas e inocentes , que nos ajudasse a sermos boas meninas, amigas dos que tinham fome, para que Deus se alegrasse de sermos Suas filhas. Depois era o teu beijo e o do pai , o retardar dos meus braços no pescoço do Sérgio Silva, num último afago de miminho, o aconchego dos lençóis e o fechar da luz.
Era muito complicada a família dos santos, mas não me inquietavam interrogações." Eu era feliz e ninguém estava morto"e o apetite espiritual foi sempre fome em mim.
Junto da Santa Teresinha continuam as fotografias que lá colocaste: as tuas filhas e netas no dia da comemoração dos teus 80 anos. Acende-se a vela pela manhã, em homenagem ao passado e para que a tua presença fique sempe viva. Tu e o pai estais na sala, sem estragos. No retrato, o tempo parou e a alegria e beleza que foi toda vossa permanecem imutáveis.Cada vez gasto mais tempo a olhar-vos e a comparar as minhas feições com as vossas. Atento no olhar, no sorriso, na boca, nas mãos, ora vendo-me no pai, ora vendo-te no meu olhar, através do sorriso largo e rasgado.
Não quero que andes preocupada comigo. Não quero perturbar o teu descanso. A bonança há-de chegar. Peço-te apenas, se puderes, que me dês um sinal, uma ajuda, um aceno, neste período um tanto ou quanto perturbado, em que os "vendilhões do templo", entregam os cordeiros ao sacrifício da humilhação e do desprezo. Peço-te sobretudo, porque moras nas alturas, que fortaleças o brilho da "nossa estrelinha".
Mas hoje goza os teus 97 anos, esquecida da terra, ó bem dita entre as mulheres, minha mãe santa, cheia de graça, e que o Senhor, a corte celestial e a Mãe de todos nós, que tanto amaste,te dêem os beijos que de cá te mando, por hoje, agora e sempre. Amén.

Comentários

Anónimo disse…
Doutora,

Nem sei o que diga, perante tanta sinceridade e tanto amor.

M.T.
Anónimo disse…
é sempre tão bonito ouvi-la falar e escrever, professora.
Vou para as aulas.
Beijinho.

P.S.É um pseudónimo!
Anónimo disse…
Comovente esta oração cheia de amor. Aproxima as lágrimas dos olhos.Vejo aqui também, o retrato da minha doce mãe.
Um bjs e outro para a Estrelinha.
Isabel
Cris disse…
Abraço-te em silêncio minha querida,muito forte e demorado.
Recebabeijos neste lindo coração.
Luis Castanheira disse…
Ibel

As estrelas nunca se apagam mesmo quando nos deixam, por isso e como o futuro é nosso, cabeça ao alto e alegria!!

Beijinhos
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Já há muito que não te visitava.Ainda bem que o fiz hoje.
Beijinhos!
M.L.
Anónimo disse…
JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO TE VISITAVA.AINDA BEM QUE O FIZ HOJE.
BEIJINHOS!
M.L
Anónimo disse…
M.L.

Como fiquei feliz! Tu, melhor d que ninguém, sabias como eu A amava!

Aqui vai o meu endereço electrónico:mariaisabelfidalgo@gmail.com

Dá notícias, amiga da idade do ouro!
Anónimo disse…
Vagueando por ternurentas lembranças, de tempos inocentes e felizes, encontrámos neste cantinho, mais que uma Professora, uma Amiga, que connosco partilhou esses momentos.

Aqui deixamos um grande beijinho, daqueles que preenchem a alma, repleto de amizade e saudade!

Rita e Isabelinha (as suas alunas da turma B!)
Elisabete disse…
Fico sem palavras perante a intensidade dos seus sentimentos e da sua saudade. Compreendo-os porque estou na mesma situação, apesar de não ver as coisas com a sua fé. No entanto, vou muitas vezes a Barcelos, ao cemitério para "falar" [e chorar] com os meus pais. E faz-me bem, sobretudo nos maus momentos. Contraditório para quem não é, propriamente, crente!... Mas o amor tem destas coisas incompreensíveis. No entanto, boas.
Um beijinho de apoio
Mar de Bem disse…
IBEL/LIA:
Como o teu coração está apaziguado!!!
A serenidade, a "alegria" com que falas da tua MÃE, espalha-se até nós. Bem-aventurada filha que tal Mãe teve (e tem...); bem-aventurada Mãe que tal filha vai tendo.
Obrigada por partilhares connosco um afecto tão lindo e tão real, conquanto também é nosso...
LINDO!!!

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Velas e rosas apaziguadas.