Que riacho de graça!

Os dois versos deste poema saltitante surgiram, em contexto de sala de aula, a propósito da palavra"arroio", do poema" D. Dinis", da Mensagem.O Pedro, "menino" de voos e alturas, disse que riacho não era muito musical e que preferia regato. E logo eu:"Que graça que acho ao riacho que és!".
O Pedro sai logo com outro verso, mas a turma optou por este.
Pedro, vais ter que nos convencer!
Eu sei que vens aos Frutos, portanto, pula, Pedrinho,Pedrinho pula!
Para ti, Pedro, aqui vai o meu" riacho ".
Cuidado! É tudo fingimento, mas com muito amor.



Que graça que acho

Ao riacho que és

Ao sol que escondes

Debaixo dos pés.

À onda em baldinhos

Da água do mar

Solfejo de luas

Nesse teu olhar.

Que graça que acho

À graça que tens

Morango na boca

No odor em que vens

Que graça que acho

Aos teus rebuçados

Beijinhoss de mel

Mal dos meus pecados



BEIJINHOS!!!!!!!!!!!!

Comentários

Anónimo disse…
Era uma vez um rapaz, um rapaz moreno e extrovertido que acabara de chegar ao ensino secundário. Tudo o fascinava, estava contentíssimo com o novo ambiente e motivado para aprender.
Numa daquelas primeiras aulas, este conheceu a professora dos olhos dourados. Carismática personalidade, a sua vontade de ensinar e a arte com que o fazia eram algo de novo para o rapaz. Com ela, ele amou a Língua Portuguesa: aprendeu as cores das palavras, apaixonou-se pela poesia, foi amante da narrativa, descobriu o poder das palavras e conheceu a magia do sonho.
A si professora Ibel, tenho a agradecer aquilo em que me tornei como orador, leitor e até mesmo como "jovem escritor", e porque numa alegre manhã nos disse "Nunca adiem uma mensagem de amor", agarro esta oportunidade para lhe agradecer por tudo: pelos apaixonados ensinamentos, pelas aulas de amiga, pelas criativas actividades e acima de tudo por ter sido um importante alicerce na minha formação. Trago-lhe desta forma a garantia de que sempre ficará no meu coração, mesmo quando este passar de andorinha a águia e voar livre pelos céus futuros.
Gostei muito do "amor em fingimento", um verdadeiro fruto doce. E não me passou ao lado a sua dica a propósito do meu verso, "os versos curtos e musicais são mais aliciantes".
À "Miss MIF", professora de amigos, amiga de sonhos, um sincero Obrigado por tudo.

Até a um próximo fruto que eu colherei do mar de si.
Com um "beijo de mel":

"o rapaz do regato"
Anónimo disse…
Correcção do "rapaz do regato" a propósito do último comentário do mesmo, no final do 2º parágrafo.
"... descobriu o poder das {mensagens} e conheceu a magia do sonho."

Um outro "beijo de mel" para a professora dos sonhos.
Ângela Rocha disse…
É com imensa saudade que venho aqui ler estes pedaços de arte!
Porque todos os dias que passei com a “minha turminha” foram dos melhores de sempre, porque sempre que penso em todos os momentos que passamos o sorriso e as lágrimas se misturam, porque sempre espero a fantasia e o brilho nos olhos com que a professora dá as aulas…e é assim também que me sinto, com saudade, ao pensar na turma que deixei e na qual penso a toda a hora!
Um enorme beijo
Anónimo disse…
Querido anónimo de voos e alturas!...
Hoje foi um dia triste para mim, tâo triste como o tempo, e não sei qual foi mais discreto em águas. Sabes, é aquela saudade de que vos falo e que vocês bem entendem...
Mas agora, ao fim, mesmo ao fim da tarde, vim ver se podia colher algum fruto e sai-me um riacho com água limpinha!...
Eu, a de lágrima fácil (e a de muitos risos e loucuras!),nem tive tempo de abrir as torneiras dos olhos, que a enxurrada era muita, e a "auguinha" borboletas!Que diabo, eu falei de riacho e tu mandas um mar?
Que mais te posso dizer, que tu já não saibas,solfejo de luas?
Até segunda ,e bem hajas por me teres trazido este baldinho de sol que aqueceu o meu dia de chuva.
Mais beijinhos...
Anónimo disse…
AngeLinda!
Também eu tenho muitas saudades tuas e das tuas colegas que mudaram de escola.Isso é coisa que se faça'
Anda a gente aqui a plantar as sementes para os outros colherem os frutos?
O que vale é que eu vi florir o botão! E que flor! E que fragrância! E que beleza tão docinha!
O senhor Sá de Miranda é perto , por isso fico à espera de uma visita. E de uma boa nota no fim do ano!
Vem aos frutos, sempre que puderes,flor-de-saudade!
Se vires o Tiago, dá-lhe alguns dos mil beijos que te envio e que te vão "jájá" sufocar de mimo...
Anónimo disse…
olá professora! Eu disse que ainda hoje, vinha aqui, cá estou eu!
Ápenas lhe quero dizer que nunca tive uma professora que se preocupasse tanto comigo, que fosse aquela amiga com quem podemos contar , telefonar para as coisas boas e más(como hoje)...
Os teus textos emcionam-me, sao extremamente expressivos e significativos. Nunca deixe de os publicar, acredite, para mim sao muito importantes!
Relativamente ao D.Maria a unica coisa que posso dizer, é que foi apenas uma passagem, sim,uma passagem que me obrigou a crescer e a encarar os problemas de outra forma( a professora sabe disso, nao sabe?!).Os amigos que lá tinha, sao na mesma meus amigos, os colegas sao na mesma colegas, mas a professora é mais que professora!Obrigada.
Agora estou bem, apenas agora.Sinto-me uma pessoa mais forte e confiante.
Espero que os meus antigos colegas estejam bem, mas que saibam que nunca vou esquecer esta passagem...no fundo foram eles que me obrigaram a crescer...só espero que se tornem numa turma de verdade com estas mudanças, que se ajudem , que se apoiem...Eles sabe qe isto é muito importante para o desenvolvimento individual de cada um deles!
Bem, tenho que ir...o dever chama-me!
beijinhos*
Obrigada cara amiga*
Anónimo disse…
Querido anónimo(a)?


O mais importante de tudo é estares bem e confiante.Fico muito feliz com isso. Enorme satisfação é saber que me arranjaste um cantinho no teu coraçõ e na tua memória.
Também me lembrarei de ti com saudade e com aquele ollhar sofrido, mas que agora já se abriu para o sol da sua juventude.E assim é que é justo.E assim é que é normal.E assim, eu sei que fiz o que devia ser feito.
Volta sempre para deixares uma palavrinha de mimo para a tua ex-professora.
Beijinho.

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Velas e rosas apaziguadas.