Adivinha de quem falo

Alguns alunos meus vêm cá deixar-me palavrinhas simpáticas mascarados de pseudónimos ou de heterónimos. Já lhes agradeci a gentileza do gesto e o carinho que têm demonstrado. Outro dia, a turma do 12º B disse-me que tentou fazer um comentário através do computador da escola, mas que não conseguiu. Eu fiquei contente por eles gostarem de partilhar pedaços da minha vida, coisa que eu faço sempre, porque levo sempre este coração aberto e extrovertido para a sala de aula. E as piadas. E as gargalhadas.E o a sério, quando é a sério ,e o a sério quando é a brincar, porque eu, quando brinco, é para sujar os lhos com lágrimas ,e eu gosto que eles gostem e eu gosto de os ver sorrir. E eu gosto de lhes falar de experiências minhas, combinadas com os assuntos que se vão ensinando e aprendendo, e assim somos mais amigos e gostamos de estar juntos e as aulas são de festa.

Na última aula prometi, que, de vez em quando, vou deixar aqui uma adivinha em forma de verso, ou em forma de provérbio , para eles tentarem acertar no aluno visado, e que apenas indicaria a turma em questão.
Vou começar hoje, que é sábado, para verem que não falto ao prometido.
Mais uma vez obrigada aos que têm deixado palavras escritas e a todos os outros que têm a paciência de me aturar.
Beijinhos para todos.

AQUI VAI, 12º B ( e vão cinco ! )


Tem asas e não é pássaro
Mas parece de voar
O jeito desses seus braços
De ave a rodopiar.

É calada, envergonhada
E não gosta de falar
Sempre que vem ao estrado
Põe-se- lhe a voz a miar.

Inteligência discreta
Escrita na perfeição
Beleza como a de Laura
De Petrarca a paixão.

Divertida,agitada
Inquieta no estar
Há vezes que esta graça
Parece pulga a saltar.

E gosta a pulga agitada
Do corpo da borboleta
E senta
-se ao lado dela
E nunca pára quieta.

Tem um falar doutoral
E postura de senhor
É um dos novos da turma
E dela teve louvor.

Até....

Comentários

TempoBreve disse…
Depois da escrita que fez, dando-lhe a forma de poema, você só tem uma hipótese: é dar um vinte à "piquena", que escreve na perfeição, tem a beleza de Laura, e de Petrarca a paixão.
Quanto ao tal novo da turma, que dela teve louvor, espero que aprecie o sentido da estética - da escrita e de Laura -,para assim poder ser digno do favor que ela lhe deu, na forma do tal louvor.
Eu acho que você não tem emenda. Em vez de tratar os alunos como coitadinhos imbecis - que é o que a sociedade quer -, põe-se a falar-lhes da vida, da estética e da escrita, de Lauras e de Petrarcas, agitando-lhes as mentes, para que possam sentir, para que possam pensar.
Você não tem emenda. Você não percebeu ainda que os nossos senhores mandantes não querem que faça isso?
Olhe lá a ousadia! Laura? Petrarca? Essa sua poesia com que vê os seus alunos, com que vê os seus meninos?
Não! Não! Isso não pode ser! Veja o exemplo das trombas que tem a senhora ministra! Assim é que deve ser. Assim é que deve fazer. Assim fria. Assim vazia. Um horror de poesia. Um horror de pensamento. Um horror de sentimento. Assim é que o professor deve ser para ser bom professor.
Ah! Diga-me lá quem é essa menina sua, quem são esses seus meninos, para que eu possa avisá-los da sorte que eles têm em tê-la por professora, e dos perigos que correm por serem alunos seus.
É que eu estou preocupado: eles podem bem aprender que sentir e pensar é bom. E que há Lauras para amar, e pintores de amores para elas, na forma de cultura bela. E isso faz muito mal.
A ministra não vai gostar. Nem os lacaios dela, que a vão classificar a si, não sabendo o que é ensinar, nem o que é gostar de ensinar, nem o que é saber ensinar.
:-)
Anónimo disse…
Tempo Breve

Ganhei o dia com esta visita sua.
Nem sabe o que as suas palavras me aqueceram,depois de uma notícia que me fez abrir a boca na sala dos professores.E você bem me conhece, quando eu viro Maria da Fonte.
Adoro os meus alunos e falo-lhes linguagem de amor, porque são sensíveis e porque ainda os há que gostam de Petrarcas e Lauras.
E como você fala a mesma linguagem
que eu e como sofre dos mesmos males,mando-lhe mil sorrisos e uma quadra.
Pergunto ao tempo que passa
Notícias do meu país
O Tempo sofre a desgraça
E o tempo MUITO me diz.
Anónimo disse…
Depois de tais elogios a alunos que tanto a adoram, aqui fica uma quadra bem merecida:

Entra na sala como um raio de sol,
Ilumina o nosso dia e nossa sabedoria,
Gira, a entreter como um girassol,
Esta nossa fonte de inspiração.
Anónimo disse…
Então e as outras turmas, professora? Também gostávamos de ter umas adivinhas...
Anónimo disse…
Queridos alunos(as)
Se calhar,vocês mereciam primeiro,porque foram os primeiros a vir colher os frutos, embora não saiba quem são. Mas desconfio. Aguardem-me...
Também vos adoro.
Anónimo disse…
Agradeço imenso o gesto. E também a minha mãe que leu e releu a quadra (acho que a minha mãe gostou especialmente da comparação entre a minha beleza e a de laura, comparação cuja veracidade ela não questiona. Ah, mães! Se o amor não fosse cego... ) Tenho, no entanto, de admitir que a minha paixão pela escrita é inteiramente culpa da professora, apesar de eu sempre ter tido queda para a leitura. Aliás, se vejo mal é porque nunca me incomodei com a falta de luz, tal era a concentração. Mas agora sei apreciar uma boa leitura (como as que a professora concede esporadicamente e que eu gostaria que não acabassem). E a "escrita na perfeição" não seria tão perfeita se eu nestes anos tivesse tido outro professor qualquer. De facto, a perfeição usada no contexto da minha escrita é um bocado forçada. Ainda tenho muito que percorrer, mas espero provar que as pessoas, tal como os poemas, não se medem aos palmos.
Nós todos, sem excepção, temos consciência da sorte que temos em tê-la como professora.
Um enorme beijo da sua querida aluna
Anónimo disse…
Andreia,

Tu sabes que o que disse de ti, corresponde à mais pura verdade.
Quem tem a sorte de ter "Lauras"como tu, só tem que erguer as mãos para o céu e agradecer.
E tu és superiora à Laura de Petraca,que era quase virtual e tu és linda,linda, simples,doce, mas real e palpável e com uns olhos e um sorriso...
Deposito uma enorme esperança em ti e sei que vais ser profissional de excelência.
A tua mãe pode estar babada e eu acrescento que, com uma filha dessas, estás de parabéns todos os dias.
Beijinho
Bernardo disse…
Cara professora,

Sou novato nisto de comentar blogs, porque até agora não sabia se era digno suficiente para o fazer, porque opinar sobre os seus poemas e textos não é para qualquer um.
No entanto, ao deparar-me com tanta beleza literária e com tanta sensibilidade, não resisti a escrever-lhe umas palavrinhas.
É por poemas como estes, e por este seu lado tão amoroso e terno, que me sinto um privelegiado e um sortudo por ter uma professora como você.
Antes de chegar ao secundário, as aulas de português não me cativavam grande interesse e atenção. Todavia, agora tudo é diferente. Quando vou para uma aula de portugûes sei que vou sair de lá com um sorriso, e com melhor disposição do que a que entrei, tudo porque tenho uma professora divertida e que ama aquilo que faz. Estou-lhe também eternamente grato, devido ao facto de a professora conseguiur fazer-me olhar para o portuuês com outros olhos, e fazer-me interpretar poemas e textos de uma maneira mais profunda, percebendo que a literatura é uma das coisas mais bonitas do ser humano. E, sem dúvida, os pequenos textos argumentativos e críticos que agora consigo melhor fazer, devem-se inteiramente aos seus ensinamentos. Claro que não consigo empregar o seu extenso vocabulário, nem me atreveria a tanto, mas sinto melhoras em cada texto que escrevo, e penso que devido às suas aulas, já consigo escrever um texto com cabeça, tronco e membros.

Acho que é, e vai ser sempre uma professora que vai marcar a minha vida académica, porque para além de poder dizer que é a minha professora de português, posso também dizer que é uma AMIGA, o que não acontece com todos os docentes.

Obrigado por tudo, um beijinho do seu aluno, O Sol.

( agora estarei à espera que adivinhe quem sou )
Anónimo disse…
Bernardo,
Tu queres que eu fique com a pintura toda estragada?
Então isso são coisas que se digam, meu menino do coração?
Olha que estou mesmo para aqui à procura de um lenço...
Que bom saber que me vais gravar na alma, essa alma cheia de sol!
Que quentinha que eu vou ficar!
E promete-me outra coisa:quando eu atravessar o rio, fala desta professora maluca aos teus filhos, das minhas gargalhadas, da felicidade de estar nas aulas a tentar enriquecer-vos a sensibilidade e a querer-vos felizes.
És dos alunos em quem mais vi florir frutos e és muito consciente e muito bem educado.
Obrigada por teres vindo, meu menino soalheiro!
Beijinho
Anónimo disse…
Bem quem eu sou não vou dizer!
Porque quero lhe dar que fazer,
Se descobrir quem sou ,
pode ser que volte aqui para comentar o que agora não vou !

Espertos são aqueles que se dedicam a vida como meros espectadores, e a sabem gozar sem sofrer!
Anónimo disse…
Caro Pilau

Mas que diabo de nome este!E como queres que com 75 alunos adivinhe quem tu és?
Da turma B, és de certeza, por tanto o meu faro anda apurado.Depois tens sentido de humor, o que me agrada muito, depois vens com teoria de Reis, o que me agrada ainda mais, finalmente vais deixar-me a congeminar a noite toda,o que acho dvertido, seu maroto, amante de borboletas?
E que tal mais uma pista?
Beijoca
Anónimo disse…
Vejo que gostou da minha surpresa ! Mas tal como digo sou uma ave rara, que gosta muito da sua liberdade, por isso, o meu nome não vou revelar, em vez disso vou deixa la adivinhar!



PS: Não peça mais pistas porque não lhas vou dar!!
Bernardo disse…
Eu queria deixar a professora a pensar quem eu era, mas nao sabia que iria aparecer também o meu nome no comentario =) mas não importa, agora ja descobiru quem eu sou, o que também nao deveria ser muito dificil.
Não tencionava estragar-lhe a pintura, porque disse aquilo sinceramente.
Ok está prometido professora, e vou lhes dizer também que se tiverem uma professora como você de certeza que vão estar bem entregues.
Beijinho
Anónimo disse…
Pilau
Cá para mim, ou és o Nuno ou o Daniel...
Deijinho
Anónimo disse…
Bernardo
Mais uma vez,obrigada!
Beijinho
Anónimo disse…
Ola !! estive aqui a ver o seu blog e , gostei muito do que vi, por isso, espero que continue com o bom trabalho!!
Beijinho!
Anónimo disse…
Daniel,

Vês como acertei? Gostei da tua atitude, no final da aula de hoje, sexta-feira,25 de Janeiro de 2008.
Sexta-feira...Cuidado com o Romeiro, não vá ele chegar e tirar--te a Madalena e tu seres forçado a entrar para o convento! Mas que Frei...
Beijinhos
Anónimo disse…
Olá professora Ibel,

Desde já agradeço a quadra que me foi dedicada.
Apesar de ser um dos novos, a professora já nos começa a conhecer muito bem, e fazemos um grande esforço por nos dar a conhecer, pois foi pena só nos termos “conhecido” este ano, e refiro-me como aluno mas sobretudo como um “amiguinho”, que já me considero.

Apesar de já ter deixado, no seu blog, “palavrinhas simpáticas mascarados de pseudónimos”, sinto-me agora preparado a desvendar a minha identidade, neste cantinho que também já é nosso (dos seus queridos alunos), e que suscita muita curiosidade e admiração, por este trabalho tão bem concedido.

Também queria felicita-la e agradecer-lhe por ser a pessoa que é. Ninguém consegue ser indiferente a sua boa disposição, postura perante a vida, e todo o amor que dedica aos seus alunos, reafirma o seu tão bonito lado humano.

Costuma-se dizer que há professoras de que nunca nos esquecemos. Pode ter a certeza que a Ibel é uma delas!!! Guardamos sempre um lugar no nosso coração e na nossa alma para pessoas como a Ibel.

Muito Obrigado e Muitos Beijinhos
manel
Anónimo disse…
Não percebi a de tirar a Madalena e ir para frei! Mas se for o que estou a pensar ! a vida e mesmo assim não podemos chorar por tudo o que nos acontece, o que podemos fazer é continuar com a vida sempre a sorrir!
Anónimo disse…
Pilau,
Então o Romeiro não regressou numa sexta-feira?
E Dona Madalena e Manuel de Sousa não foram para o convento? E o herói não ficou a chamar-se Frei Luís de Sousa?
Ai esses conhecimentos tão pilaus...
Já imaginaste se te tirassem as "madalenas" e se fosses o Frei Daniel de Solidão( ah!ah!ah)?
Beijo
Anónimo disse…
AH AH neste momento só tenho uma Madalena na minha vida! se ma tirassem não sei ! só no momento e que saberia o que fazer!! Mas gostei de ver que o seu sentido de humor trespassa a sala de aula!
Anónimo disse…
Pilau

Faça favor de corrigir o " trespassa".,seu "trespassado"(IH..IH!).
Anónimo disse…
Senhora professora o "trespassa" esta bem escrito o sentido e que não sei se esta bem, mas pareceu me que esta e a fugir ao assunto!! LOL
Anónimo disse…
É bom ver que a "nossa" trovadora não desertou a lira. Só queria confimar a tempobreve que ibel é mesmo das poucas pessoas que continua a lutar contra a maré, uma gota num oceano gelado de burocracias...Já tivemos muitos "Galileus","Lamarcks" e "Mendels" anónimos mas não menos verdadeiros. Ibel é um desses fogos (mas não fátuo, espero), neste "fulgor baço da terra"; e são estes, que se negam a "ter por vida a sepultura", que suturam, ponto por ponto, as lacunas deixadas por atávicos sistemas governamentais.
"Valete,fratres."
Anónimo disse…
Eu sei que o trespassa está bem escrito...Mas queria dar-te corda...
Olha, está leva acento e pareceu--me falta-lhe o traço, mas eu dou-te umas ondinas~~~~~~.
Quem são os outros alunos de quem falei? MAU, MAU...
Anónimo disse…
Estou a ver que ando a ser tema de gozo mas por mim tudo bem porque neste mundo, eu ando apenas aqui para aprender e umas coisas mais, mas de resto ate gosto de ver as tentativas para me derrubarem a minha boa disposição !! Falhadas claro mas não deixam de ser boas tentativas!

Já agora, só para conhecimento geral, poucas são as coisas que me atiram mesmo para o fundo do poço!! "Tenho sempre muitas cordas para vir ao de cima"
Anónimo disse…
Daniel,

Sabemos os dois muito bem que não estás a ser alvo de gozo, mas andamos aqui numa brincadeira saudável,como acontece nas aulas.
É este o tom que quero manter, porque a graça e a frontalidade são a marca da casa.
Beijão
Anónimo disse…
gostei de ver que pensa como eu, então também deve detestar que lhe escondam as coisas. Gostei de ver, sim senhora, mas a vida e mesmo assim para se seguir em frente sempre com a verdade e o sorriso de orelha a orelha.
Anónimo disse…
P ara o meu Daniel
I nquieto e divertido
L de lata e de lindo
A de amora docinha
U de humor atrevido.


E esta, hem?
Anónimo disse…
Sinto me lisonjeado, e agradeço que me tenha em tão boa consideração. Neste momento a minha cabeça anda por ai a vaguear, mas quando voltar, um poema lhe vou dedicar
!!
Anónimo disse…
I ela sabe bem o que quer!
Baseando se apenas no olhar,
Ela consegue nos avisar de que,
Lo perigo esta a chegar!!!
Anónimo disse…
Pilau
Que bem que me conheces!
Então o meu olhar diz tudo?
Pois é, nem preciso de mandar calar
meninos atrevidotes.
Conheces algum?
Beijito
Anónimo disse…
Não sei de quem fala porque eu sou mesmo uma mosca morta não faço nada de nada! Por vezes até me aborreço a mim mesmo! Mas devem ser os alunos da traseira da aula que estão sempre a falar! Esses não se calam, as vezes nem consigo ouvir o meu pensamento !!
...

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial