E saiam mais adivinhas!

12º B- Aqui vão mais cinco


Gosta de Afonso, O Zeca
E também de Jacques Brel
Quem tem gostos requintados
Colhe abelhas para o mel.

É culto, sábio, morenos,
Seus olhos de encantar,
E as melgas são de muitas
E ele deixa-as pousar.

Alto, elegante, esguio
Lembra mesmo um figurino
E se puser os acentos
Será perfeito menino...

Olhinhos de dorminhoco
De azeitona escurinha
E sorrisinho malandro
Quando bota uma gracinha...

Nem sempre acerto no nome
Mas sei bem quem ela é
Atinadinha, educada
Leitura bem esmerada
E sempre de mim ao pé.

Fotogénico, queridinho
De um qualquer de Mesquita
Cabeça de sol e oiro
Tem mesmo pinta de artista.

Menino de sua mãe
Assim é que deve ser
Hoje ainda a sou da minha
Mesmo depois de morrer.

Vive em Braga e tem o nome
Da que fez de Gabriela
E cheira a canela e cravo
Como a da telenovela.

Comentários

Anónimo disse…
Sinto-me lisonjeada por estar aqui um pedacinho de mim e de estar tão bem acompanhada…

Não sei como começar este agradecimento, simplesmente deixarei levar-me pela magia das palavras aprendidas, que se escapam da sua boca, carregadas de sabedoria e imaginação, aquelas palavras mais suaves de carinho, as mais firmes quando é preciso acalmar a agitação da alegria das suas aulas, enfim, as palavras que constroem os versos mais surpreendentes como esta bela adivinha que me dedica.
Agradeço-lhe por me ter recebido de coração aberto, por ser novata na turma, pois já lá vão trinta e uma lições e por trás da professora que assina o Livro de Ponto esconde-se uma pessoa humana que sabe com o seu olhar e jeito sincero e carinhoso ensinar, educar, enfim ser única… O dom do ensino corre-lhe nas veias, o amor está no seu coração, a vida está nas suas células e tenho a certeza que ficará na memória de muitos dos alunos que lhe passaram pelas mãos…

Mais uma vez obrigada por tudo…

Beijinhos da Tânia

PS: Espero que a adivinha fosse para mim e não me tivesse enganado...
Anónimo disse…
Tânia,

Acertaste em cheio!
Em relação ao que dizes de mim,esses elogios entraram-me na alma, porque eu adoro ensinar e, numa altura em que os professores estão a ser tão castigados, é bom saber que os alunos reconhecem quem os ensina, amando e, quem os ama, ensinando.
A turma B ficou ainda mais enriquecida com a vossa presença e os professores só podem estar bem felizes.
Beijinho para a menina "plural".
Anónimo disse…
PROFESSORA!
AS OUTRAS TURMAS NÃO SÃO GENTE??????
Anónimo disse…
vou começar por adivinhar!
o 1ªé sem duvida para o Francisco, pelo facto de o descrever pelo tacto, mas é a forma de ele demonstrar o carinho que sente!!
o 2ªé o Nuno Cruz pelo olhar!!
o 3ª é da tãnia, pela troca do nome por Vãnia, mas que vamos fazer é assim que a conhecemos!!
o 4ª é sem duvida alguma do Bernardo, menino de sua mãe e para sempre seu pequenino deputado do PS.
o 5º é para a Sónia seu nome não muito vulgar mas de realçar o nome proprio de Gabriela que muito espetaculo fez dar!!
um beijo.......

sou, como sou,
e nada posso mudar
tenho bichos carpinteiros
que não me fazem parar!!
Anónimo disse…
Bonina,

Que nome bonito!Lembra-me logo o episódio da Inês de Castro d' OS LUSÍADAS "Estavas, linda Inês, posta em sossego
/ dos teus anos colhendo doce fruito/ naquele engano de alma ledo e cego/ que a fortuna não deixa durar muito/(...) aos montes ensinando e às ervinhas o nome que no peito escrito tinhas".
Por falar em sossego,é melhor acalmar, porque ainda há muitos dias pela frente e a bonina "É
cândida e bela".
Eu prometi...
Anónimo disse…
Apressada

Acertaste em cheio! Parabéns!
O que eu não sabia é que tinha um pequenino deputado do PS na turma e que ainda por cima era meu.
Ora essa é uma novidade que me agrada muito porque se esse deputado é meu,vou tirar "partido" disso.Aceitam-se sugestões.
Enquanto as aguardo, vai para ti um beijo demorado, porque são sempre os melhores.
Bernardo disse…
Brigado professora pelas duas quadras que deixou para mim =), porque é facil de reconhecer que se referiam a mim. Aproveito também para agradecer os elogios que me fez.

Mas tenho também uma má noticia para lhe dar, é que por enquanto não tem nenhum aluno deputado, pelo menos que eu saiba, por isso não vai poder "tirar" partido disso =)

Um beijo
Ibel disse…
Bernardo,
Ficamos amigos na mesma ...e, se calhar, é melhor assim...


Beijinho...

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial