JANELAR....
Quem me conhece sabe o quanto preciso de ver, olhar, sentir , tocar a natureza. Sou sensorial assumida.
Gosto de observar a natureza de todos os cantos e de me surpreender pela beleza e pela seiva de força e de harmonia que transmite.
Fico tempos infindos a sorver as cores, os matizados, os cheiros, as formas, os volumes, as imagens de luz, ora quentes ora sombrias, convidativas à divagação nostálgica, mas não depressiva.
Tenho uma especial atração pelas janelas . Abrem-nos clareiras de versos, portas para o imaginário, pontes para a memória.
Talvez por isso, sempre me fascinou a janela no Vale de Santarém, pretexto para Garrett costurar devaneios de um romantismo inocente.


"Para mais realçar a beleza do quadro, vê-se por entre um claro das árvores a janela meio aberta de uma habitação antiga mas não dilapidada - com certo ar de conforto grosseiro, e carregada na cor pelo tempo e pelos vendavais do sul a que está exposta. A janela é larga e baixa; parece-me mais ornada e também mais antiga que o resto do edifício que todavia mal se vê...
Interessou-me aquela janela.
Quem terá o bom gosto e a fortuna de morar ali?
Parei e pus-me a namorar a janela.
Encantava-me, tinha-me ali como num feitiço.
Pareceu-me entrever uma cortina branca... e um vulto por detrás. Imaginação decerto! Se o vulto fosse feminino!... era completo o romance.
Como há de ser belo ver o pôr o sol daquela janela!...
E ouvir cantar os rouxinóis!... "


Também eu, sem pretensões estéticas, mas com olhar romântico, gosto de namorar a paisagem através de janelas.

Desde sempre me atraiu este namoro.
Ver pelas janelas, surpreender--me , agradecer o milagre do verde desigual , a extensão das montanhas na sua liberdade plena, sentir as madrugadas de luz ou de frio , poderia ser o meu pão nosso de cada dia.
Celebro a beleza do universo, sorvendo-lhe as vozes, os cheiros, os rumores de água, a poeira dos caminhos, os sabores das brisas no corpo da sombra.
Tudo numa clara homenagem às portas e janelas que deixam ler poesia nas mais íntimas e delicadas páginas do "cântico dos cânticos"

Gosto de janelar!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial