Ok,fruto-seguro!..Fala a madrinha da Marta!

A Marta é morena e a madrinha desta graça sou eu. Leia-se graça como metáfora de cheia de graça quando ela passa, que o mesmo é dizer que a rapariga tem um rosto abençoado e uma boca bem humorada, sempre pronta a metralhar na hora certa sem falhar o alvo. E o sorriso:-)?
Insisto, portanto, na sua graça e, quanto a isso ,havia muito página a escrever, mas como dizem que lhe pus bem a mão por cima, não me fica bem enumerar outras graças suas, para calar as más línguas que dizem que gosto de me ver ao espelho. A Marta poderá confirmar tudo o que afirmo.É só telefonar-lhe. Vá telefone-lhe.
Faça-o já ,e ouvirá uma doce cantata, acompanhada ao piano com notas de mi e si, a aveludar ouvidos lenhosos. Já houve algum tempo de inflexões em dó, quando a alma da Marta tocou um nocturno de Chopin virado para a plateia que era ela própria .Então fechou o piano .Mas quando o abriu, as notas vieram mais firmes e mais depuradas.
A Marta também é gatinha de miau madriiiiiha e miau padriiinho e o meu paiziiiiinho e o luiiiiisinho e outros inhos e inhas acompanhados de beijinhos e abracinhos e uma baciazinha na voz e uma languidez no olhar, sempre balizado pela fina ironia de um arco-íris de variadíssimas gaças mesmo engraçadas.
Para avaliarem a graça desta prenda que me coube em pias de baptismo, quando era mais nova e eu lhe dava uma ajudita em questões de literatura, sempre que chegava a minha casa sem o trabalhinho feito, enroscava-se no meu pescoço com guloseimas de beijos e depois lá vinha o pianinho da voz e os mis e os sis, e miminho e mais miminho, até que: ó madrinha, tu não me vais ralhar, mas eu não pude fazer os deveres, porque...
Ponto. Eu bem me queria zangar, mas a gata da graça, vinha com aqueles olhinhos delambidos e com aquele jeitinho a derreter manteiga...
Um dia eu disse-lhe:"Marta é a última vez que te faço os trabalhos".Disse-o mesmo zangada.
Vai a gata e sai-se com este miau miau:"ó madrinha, eu bem tento, mas tu escreves tão bem e tão depressa que acho mesmo uma perda de tempo tentar fazer numa tarde o que tu fazes em cinco minutos. Diz lá, não é?
Garanto-vos que a Marta escrevia e interpretava muito bem. Só vos conto isso para que vejais o calibre da sua graça.
A Marta e a Ana são como irmãs e tratam-se por primas. Espero que nunca se esqueçam dos laços de ternura que as unem, os mesmos com que os pais delas e do irmão Luís atam os seus, desde os degraus da sua juventude e dos sonhos mais lindos. Sonhos com eles e por causa deles. E desejo que nos recordem em família, falando de nós e do tempo que foi e como foi. Isso é uma obrigação.E um sonho de idade madura.
Para ti, querida Marta, que essa graça te acompanhe com cabazes de felicidade e com doçuras e ombros de miguelices ao som do piano dos teus miaus de mi e si.
"E que seja eterno enquanto dure." Pela vida fora.

Comentários

Anónimo disse…
Esqueceu-se de deixar o número de telefone da afilhada.è a que aparece no anúncio publicitário?
Gostei do texto e do título.

Hoje estava um bocadinho má, não estava? Era cada olhar daqueles que mata...ah....ah...!
Anónimo disse…
Neptuno
Não posso dar o número da Marta sem lhe pedir autorização, porque o miau podi vir seguido de algum arranhão,porque ela sabe bem defender-se da ataques manhosos.(ah...Ah...Ah!).
Hoje realmente estava um bocado má, mas vocês não têm culpa. São histórias que têm a ver com burocracias.Vocês são lindos!
Ainda te hei-de descobrir,deus aquático...
Beijo
Anónimo disse…
Bem... Metralho na hora certa?!? Quase sempre! Difícil é metralhar em alturas destas em que num dia banal de trabalho venho sentir o cheiro e doce sabor dos frutos e qual não é o meu espanto quando vejo que hoje o cheirinho é a mim...E os colegas veem cair as lágrimas!
OBRIGADA, pelo amor, pela lufada de auto estima, pelas perucas e pinturas, pelas coreografias na tua sala, pela alegria e acima de tudo OBRIGADA pela IRMÃ que não tive e que completa o trio de manos,já pais e tios! A tua Estrelinha descreve a nossa relação muito bem num miminho que me fez um dia "AD AETERNUM"... Por isso não há preocupações para ti e para a tua IRMÃ Cinda (minha mãe que eu tanto AMO) quanto ao estreitar das relações porque é promessa minha que ficaremos as duas juntas, a perpetuar as Vossas relações e sentimentos de que somos fruto com MUITO ORGULHO!!!
Beijinhos... A ti, ao padrinho (miauuuuu), à Estrelinha (luz também minha em todos os momentos) aos meus pais, mano, cunhada (mais que cunhada, mãe do fruto de nós todos), Um especial para a NOSSA marota e mando estes beijinhos para toda esta gente no teu blog porque ele não é só teu, é nosso porque nós somos teus também! Lufada de amor e família... MUITO BOM!
E posso fazer uma homenagem especial madrinha? Posso?... (miauuu) Aqui vai:
Beijos, milhões deles ao Miguel das doçuras e ombros que descreves que vieram completar o círculo da AMOR que é a nossa família e que acima de tudo me veio completar a mim!
AMO VOS A TODOS, Ad aeternum...
Anónimo disse…
Marta

Este teu miau e esta tua graça puseram-me a chorar.Tu és memo gatinha de estraçalhar tudo cá por dentro.
Obrigada por me teres trazido algum cheirinho do passado. É bom saber que um dia vou ser recordada dessa maneira tão louca e tão divertida.
Afinal, devia ter mesmo exigido que fizesses mais vezes os trabalhos de casa.Que belo caderno de páginas literárias!
Ó maré de minhas ondas que em ti se verteram na pia baptismal e outras....
Beijinhos de miiiiii e siiiiii
Anónimo disse…
Bem... Mas isto vai ser choradeira todo o dia?!? Não posso perder o meu estatuto de palhacita :-)
E vamos ao que interessa: quando nos juntamos para trocar as lágrimas por gargalhadas?
A marcar com urgência!
Beijinhos
Marta
P.S. Obrigada pelas lágrimas também...Até porque estas são de boas colheitas!
Anónimo disse…
Vai para aqui uma quiquice pegada!
Devo antes demais anunciar que este incomensurável reino já tem Deus protector... devendo o meu colega Neptuno prosseguir com seu notável trabalho marinho! :)
Os meus respeitosos e sentidos cumprimentos à anfitriã pela exímia e apaixonante forma de esculpir sentimentos nas palavras.
Beijos,
O afortunado das "martices" ;)
Anónimo disse…
Navega por estes mares frutados uma tal doçura amorosa que não resisto a transcrever este poema da Caeiro, que pode ser interpretado de formas diversas, consoante os olhos que o leiam...:

"O amor é uma companhia.

Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.

Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.

Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio."

Um Bom Dia para todos!!
Anónimo disse…
Declaração de rectificação :):

Onde se lê "da Caeiro" deve ler-se "de Caeiro".

Beijos estelares
Anónimo disse…
Miau,Miau
Realmente,hoje os olhos estão como o tempo...
Tu tens que vir cá mais vezes, Marta,uedeixar a rescendência da poesia que em ti mora.
Não sei se quero trocar estas lágrimas por gargalhadas, porque lavam-me com águas que falam de amor.Mas as gargalhadas também.
Atira o teu humor para este blogue da tua madrinha.Um dia vais gostar de te recordar.
Quando me mandas mais guloseimas?
Beijinhos
Anónimo disse…
Olá afilhado afortunado

É bom saber que o das miguelices se reconhece afortunado.Mas parece-me que a gata miau também sabe bem a prenda que tem(até rima!):)
Obrigada pelas lindas palavras que aqui deixou e volte sempre, porque tambám se lerá a si no futuro, pois já faz parte dos frutos familiares.
Essa gatinha é muito inha e precisa dos maiores cuidados.Fica ogrigado a miguelá-la sempre.
Beijinho da madrinha.
Anónimo disse…
Estrelinha

Vou interpretar o poema da maneira que me sabe bem interpretar...
Quando um dia eu for sombra, virás aqui ter comigo e saberás que, onde quer que eu esteja "o meu amor por ti será sempre uma companhia"e ver-me-ás como sol, porque é como sol que quero ser recordada.E sentir-te-ás aquecida e o teu brilho de estrela será ainda maior.
Escolheste o poema de Caeiro de que eu mais gosto e que inspirou aquela minha frase"a morada exacta é aquela em que o amor é uma companhia".
Beijinhos solares
Anónimo disse…
Falso Fantasma
Ah ah ah,
Riso moribundo,
Efémere felicidade,
D'um mero defunto.

Rio-me da morte,
Rio-me da vida...
A vida é sorte,
A morte é sabida.

Sou puro fantasma,
Mas nada assombro,
Pois perdi a alma.
E gente?
Dessa não me lembro...



António Pires
Anónimo disse…
Seja bem aparecido,António

Tão novo e tão bonito e com pensamentos tão pessimistas!
Vamos lá atirar para aqui coisas floridas como a Primavera da sua idade.
Mas continue a vir e a mostar a alma,seja ela sol ou chuva.O que é preciso é ter alma e gostar de a ter...
Beijinho

Mensagens populares deste blogue

ESTIO À BEIRA-FRIO

CHÁ D'ABRIL

Sonho nupcial